Professor Teodoro
Deputado estadual
Demos o primeiro passo em nosso planejamento de ações para discutir Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano II, com o lançamento do blog para discutir o evento que mudou para sempre a Igreja Católica Apostólica Romana, com sua proposta de aggiornamento.
A ideia de discutir o cinquentenário do Vaticano II começou a tomar vulto em nosso grupo durante um encontro realizado no Carnaval de 2010, em Natal/RN. Foi o tema deste encontro que reuniu ex-seminaristas que estiveram no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e participaram do Concílio a partir de 1962.
Naquela oportunidade, conforme registrei no livro Compromisso Cristão, “foram abordados pontos importantes do Concílio e sua repercussão na realidade pós-conciliar, assim como as experiências vividas por cada um de nossos companheiros espalhados por este Brasil afora”.
Dom Demétrio Valentini, bispo de Jales, é outro incentivador do projeto com sua newsletter semanal, que ele envia para um grupo de seguidores, divulgando seus artigos sobre o assunto. Foi inspirado por esta iniciativa do Bispo que se comunica por email, que também pensamos numa comunidade virtual, que possa se comunicar por meio do blog.
Seria um ponto de encontro de vários colaboradores, onde se daria maior interação de leitura e até troca de impressões. É uma forma de nos conectar ao tema e nos aproximar desse grupo de interesse sobre os destinos de nossa Igreja.
O ponto central das comemorações, que nos propomos desenvolver ao longo do corrente ano, será um seminário para reunir palestrantes e audiências capazes de dar testemunho das mudanças oriundas da adoção pela Igreja dos princípios do Concílio Vaticano II.
Vamos também realizar uma sessão na Assembleia Legislativa em homenagem ao evento, contando com a participação de representantes de todas as igrejas. As paróquias já estão se articulando, porque é uma efeméride internacional, uma festa para a Igreja que se renovou com o envolvimento de seus fieis, membros da congregação do povo de Deus.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil já está empenhada em organizar os eventos, tendo como coordenador o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.
O blog pretende reunir opiniões e notícias sobre o tema, de forma a interagir não apenas com aqueles que estiveram no Concílio, mas está aberto a todos que se interessem em participar dos destinos de nossa igreja.
A participação dos leigos, até mesmo na liturgia, foi um dos avanços consolidados pelo Vaticano II. Nada mais propício, então, do que discutirmos – clérigos e leigos – sobre esse acontecimento que completa 50 anos.
No contexto histórico, a Igreja deu um grande avanço. Mas, já naquela época, discutiam-se temas que não foram contemplados, considerados então como muito vanguardistas. A questão do divórcio, por exemplo, que era um tabu na sociedade já foi superado, sendo um acontecimento muito comum entre os fieis de qualquer crença ou denominação.
A realização daquele Concílio, com seus desdobramentos, não foi apenas um marco na divisão de uma igreja antiga e uma atual. Deixou também uma grande lição, a do aggiornamento, a de que a Igreja deve promover atualização periódica. Não ao sabor dos ventos de tendências efêmeras ou mesmo furacões ideológicos.
A Igreja vem se atualizando até nos detalhes. Não temos um papa carismático e comunicativo como João Paulo II, cujo dom é inigualável. Sua santidade Bento XVI já foi flagrado postando suas ideias no microblog Twitter. E já se fala até em aplicativos de smartphones e tablets que facilitam o contato com a comunidade de fieis. Estar atento à atualidade é um princípio conciliar que o papa segue com sapiência.
O próprio Cristo foi um atualizador do Antigo Testamento, com uma mensagem profundamente revolucionária e desafiadora até hoje: amar os inimigos.
Cinquenta anos depois, ainda é atual o Vaticano II?
Participe com suas ideias e observações. A participação pode se dar por meio de artigos, enquetes, vídeos, fotos, áudios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário